;

Notícias

O Trabalhador: protagonista ou coadjuvante de sua vida?

Rosangela Andrade - 26/08/2019

São Paulo (SP).  A importância do trabalho, da produtividade e da saúde foram questões levantadas durante o 7º encontro Mensal da ABQV, importante e tradicional evento do setor, que reúne gestores e profissionais que atuam na área que qualidade de vida e recursos humanos nas organizações corporativas.

O evento, que aconteceu no auditório do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo (SP), contou com transmissão ao vivo pela internet. Sâmia Simurro, vice-presidente da ABQV, realizou a abertura do Encontro Mensal, apresentou o calendário dos próximos eventos e as atividades da Associação. “Estamos com novos projetos para aprimorar nosso trabalho de apoio ao setor. Acreditamos que os processos de qualidade de vida são fundamentais para o progresso das empresas”, declarou. 

A palestra “O Valor de ser Produtivo”, ministrada pelo Prof. Dr. Joel Dutra, Professor Livre-Docente, da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP), fez uma reflexão sobre as novas necessidades do mercado de trabalho. 

“Para trabalhar esta temática e estimular o protagonismo das pessoas em relação ao seu desenvolvimento, primeiramente quero trazer uma visão da próxima década e dos desafios que vamos enfrentar. Estimamos que cada vez mais as pessoas irão se aposentar formalmente, mas não irão sair do mercado de trabalho. É provável que, na década de 20, iremos perceber uma diversidade etária relevante no mercado de trabalho”, declarou o Prof. Dr. Joel Dutra.

Maria José de Mula Cury, sócia da PwC Auditores Independentes, apresentou o tema “A Importância do Trabalho na Vida”, com destaque para os direitos de igualdade e liberdade das mulheres na construção de suas carreiras. “Se a nossa sociedade é diversa, o ambiente de trabalho precisa ser diverso e inclusivo. Percebemos que o caminho pela igualdade de oportunidades ainda é longo. É um ponto importante de reflexão que devemos fazer e muitas empresas já estão atentas a isso”, destacou.

A Psicóloga do Trabalho do Instituto de Psiquiatria (IPQ) do Hospital das Clínicas da FMUSP, Miryam Maziero, falou sobre os “Impactos do Trabalho sobre a Saúde”. A palestra trouxe um olhar para a organização do trabalho e as diversas questões que envolvem a saúde mental do colaborador.  “Hoje a depressão é a doença mais frequente em termos de afastamento. Quando a subjetividade do trabalhador não é considerada nas relações de trabalho o sofrimento pode se transformar em adoecimento.  Tenho visto programas de qualidade de vida que são focados somente no indivíduo, porém, há situações de trabalho que precisam ser olhadas e modificadas, do contrário você ajuda a pessoa, mas ela volta para um ambiente adoecedor”, explicou Miryam.

Após as apresentações os palestrantes participaram de um debate liderado por Celso Domene, Conselheiro da ABQV e Professor de Medicina Legal na Acadepol - Polícia Civil, que contou com a participação tanto do público presente como dos internautas. 

As inscrições para os próximos eventos da ABQV podem ser realizadas direto no site da Associação, no link: www.abqv.org.br/eventos-abqv.

Sobre a ABQV – Fundada em 1995, a ABQV – Associação Brasileira de Qualidade de Vida, é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular ações e programas de qualidade de vida em ambientes corporativos, bem como desenvolver parcerias e convênios com importantes entidades da sociedade brasileira. Tem como foco desenvolver e integrar profissionais para atuação em Qualidade de Vida e influenciar processos de transformação organizacionais e sociais. Para atingir tal meta, oferece subsídios atualizados e relevantes a profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos na área, e atuar como multiplicadores de uma rotina que alie harmoniosamente trabalho e bem-estar. Atua em âmbito nacional e possui empresas associadas em todo o Brasil.

A ABQV é parceira do Global Healthy Workplace Awards (GHWA), premiação internacional que reúne os principais líderes em saúde e bem-estar do mundo, idealizada com o objetivo de reconhecer os programas de promoção da saúde no ambiente de trabalho que se destacam globalmente, que também estejam de acordo com o Modelo de Ambiente de Trabalho Saudável estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  www.abqv.org.br

Mais informações à Imprensa:

Rosangela Andrade

imprensa@assessoriandrade.com; assessoria.andrade@ymail.com

(11) 9.9914-6556

assessoriandrade.com/

Últimas

Entidades de Classe se reúnem para debater sobre a Osteoporose no Brasil

Custo anual da osteoporose no Brasil é de R$ 1,2 bilhão. Coalizão tem o objetivo de contribuir para melhorar o diagnóstico e tratamento da doença

Reunião da Residência Médica em Medicina do Trabalho

Encontro ABQV fala dos desafios de manter um Programa de Qualidade de Vida

Prioridades e estratégias foram debatidas por especialistas do setor.

#SemanaMOVE Por uma América Latina mais ativa!

II Seminário Internacional SESI de Saúde Suplementar

O desejo de qualidade de vida é uma força capaz de mudar o mundo

Congresso ABPRH de Gestão de Talentos

ANS promove a 3ª edição do “Diálogo de Saúde Suplementar” na Bahia

Liderança e Qualidade de Vida foram os temas do 6º Encontro ABQV

Evento contou com presença de profissionais do setor e transmissão online.

5º Encontro ABQV debateu sobre a Sustentabilidade dos Programas de Qualidade de Vida

Associação promoveu evento com especialistas do setor e apresentação de painel corporativo.

Orientações práticas em Saúde Suplementar tudo o que você precisa saber

Quando o exemplo vem de casa

Os hábitos dos filhos muito têm a ver com os maternos. Conheça mães que influenciam a prole a estar sempre em movimento

Prestação de Serviços em Saúde foi tema central do 4º Encontro ABQV

Evento apresentou pesquisas e modelos de gestão aliados ás novas tecnologias. Debate contou com a participação de internautas e abordou o cenário atual sobre os processos de contratação de fornecedores em serviços de qualidade de vida.

Novos Conceitos sobre Atividade Física e Comportamento Sedentário foram debatidos durante o Encontro Mensal da ABQV

Pesquisadores e Especialistas alertaram sobre o importante papel das organizações na Promoção da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.

ABQV promove evento sobre atividade física e comportamento sedentário

Encontro acontece dia 15 de abril no auditório do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fórum Qualidade de Vida nas Organizações

Momento de discussão e reflexão sobre temas da cultura de qualidade de vida relacionados às organizações. Busca pensar soluções para a convivência coletiva e a relação dos modos de produção. Com a participação dos profissionais Judd Allen (EUA), Ricardo Voltolini e Marilda Lipp.

Campanha DIA SEM ELEVADOR 2019

O Dia Sem Elevador ou No Elevators Day é uma iniciativa mundial realizada na Europa desde 2015. No Brasil o SESC SP é responsável pelo evento.

Revista Você RH edição fev/mar com depoimento da ABQV

O ritmo diário, os salários baixos e a falta de tempo para cuidar da própria saúde levam à morte 120 000 pessoas por ano apenas nos Estados Unidos - um prejuízo de 180 bilhões

Na medida certa: empresas incentivam prática de atividade física dos funcionários.

Um hospital particular de São Paulo reduziu em 40%, em dois anos, a taxa de afastamento de funcionários por problemas de saúde.