;

Notícias de Imprensa

Inscrições abertas para a nova turma do MBA em "Gestão da Promoção de Saúde nas Organizações"

Rosangela Andrade - 30/01/2019

São Paulo (SP). A importância do cuidado com a saúde do trabalhador é um dos pilares mais importantes que deve ser considerado pelas empresas. Apesar dos esforços de gestores e líderes, existe ainda um campo fértil de trabalho para ser desenvolvimento em nosso país, que passa por grande transformação.  

Segundo dados divulgados pela *Pesquisa Vigitel 2017, aproximadamente um em cada cinco (18,9%) brasileiros são obesos e que mais da metade da população das capitais (54%) estão com excesso de peso. Este fato se isso se associa a uma série de problemas graves de saúde, como a diversos tipos de câncer, a problemas ortopédicos, a varizes de membros inferiores, diabetes do adulto (tipo 2) e hipertensão arterial ou pressão alta. 

De acordo com especialistas, o motivo pode estar relacionado ao estilo de vida, estresse e demais incertezas que as pessoas enfrentam nos dias atuais. Além disso, o momento exige a gestão integrada, envolvendo a saúde suplementar, a área ocupacional e assistencial. Uma das soluções para os gestores, líderes e demais profissionais que atuam diretamente com a saúde nas empresas é o investimento na capacitação profissional, para que o setor se mantenha fortalecido e os trabalhadores tenham mais qualidade de vida e bem-estar. 

Ciente desta necessidade a ABQV - Associação Brasileira de Qualidade de Vida, em parceria com a Universidade Corporativa Abramge e por meio do convênio firmado com o Centro Universitário São Camilo, realiza o MBA em Gestão da Promoção de Saúde nas Organizações, pioneiro no país. Com a primeira turma iniciada em 2008, o curso de pós-graduação lato sensu foi desenvolvido por um corpo docente formado por professores com experiência prática e acadêmica na promoção da saúde em organizações. “O programa trabalha com análise para solução de casos reais vivenciados por empresas do mercado, preparando o aluno para enfrentar na prática os desafios do mundo corporativo”, explica Sâmia Simurro, vice-presidente da ABQV e coordenadora do curso.  

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pela internet na página do curso http://abramgeuca.com.br/mba-gestao-de-promocao-de-saude-nas-organizacoes/. A primeira etapa do processo seletivo é o preenchimento da ficha de inscrição e entrevista online.  

De acordo com o Prof. Dr. Claudio Colucci, Coordenador Geral dos Cursos de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade São Camilo, a entrevista assume uma grande importância no processo de seleção. “É uma oportunidade para estabelecer o conhecimento entre a instituição e o aluno. Podemos compreender a história do candidato e quais são as suas expectativas profissionais  em relação ao curso. Refletimos com o interessado sobre como a participação e conclusão do MBA poderá contribuir para que ele possa ter melhores condições de concretizar os seus objetivos e metas de carreira”, diz.  O Coordenador reforça como o curso aborda  a questão da saúde do trabalhador no Brasil. “Vamos trabalhar com os marcos regulatórios, os problemas de saúde ocupacional  e as interfaces com a promoção de saúde nas organizações. Desta maneira, por meio de módulos teóricos e atividades práticas, capacitamos o aluno para que ela possa desenvolver e operacionalizar programas de promoção de saúde, qualidade de  vida e bem-estar”, afirma o Professor. 

As aulas terão inicio no mês de março com término previsto para fevereiro de 2020. O curso de MBA em Gestão da Promoção de Saúde nas Organizações é composto por uma carga horária de 348 horas totais, em disciplinas presenciais e a apresentação final de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).  

As informações sobre o MBA em Gestão da Promoção de Saúde nas Organizações podem ser obtidas no site da ABQV -  http://abqv.org.br/mba.  

*Fonte: Ministério da Saúde http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/vigitel_brasil_2017_vigilancia_fatores_riscos.pdf  

 Sobre a ABQV – Fundada em 1995, a ABQV – Associação Brasileira de Qualidade de Vida, é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular ações e programas de qualidade de vida em ambientes corporativos, bem como desenvolver parcerias e convênios com importantes entidades da sociedade brasileira. Tem como foco desenvolver e integrar profissionais para atuação em Qualidade de Vida e influenciar processos de transformação organizacionais e sociais. Para atingir tal meta, oferece subsídios atualizados e relevantes a profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos na área, e atuar como multiplicadores de uma rotina que alie harmoniosamente trabalho e bem-estar. Atua em âmbito nacional e possui empresas associadas em todo o Brasil.  

A ABQV é parceira do Global Healthy Workplace Awards (GHWA), premiação internacional que reúne os principais líderes em saúde e bem-estar do mundo, idealizada com o objetivo de reconhecer os programas de promoção da saúde no ambiente de trabalho que se destacam globalmente, que também estejam de acordo com o Modelo de Ambiente de Trabalho Saudável estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  www.abqv.org.br  

Mais informações à Imprensa:  

Contato: Rosangela Andrade  E-mail: imprensa@assessoriandrade.com; assessoria.andrade@ymail.com  Cel.: (11) 9.9914-6556  Site: http://assessoriandrade.com/  

 

Últimas

ABQV debate a Evolução dos Programas de Qualidade de Vida no Brasil

Evento contemplou observações feitas sobre gestão do bem-estar, ações preventivas de saúde mental, capacitação profissional, saúde integrada, planejamento estratégico e apresentação de resultados.

Conheça a publicação "Worksite Health International" de janeiro de 2020

Curso Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho e Saúde Mental no Trabalho

25º Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes

Equilibrando o ritmo

Maior evento corporativo poliesportivo do mundo, Corporate Games chega ao Brasil em 2020

Combinação única de esportes, negócios e turismo, Jogos serão realizados na cidade de São Paulo. Com 31 anos de história ao redor do mundo, já reuniu 31 mil organizações e 1 milhão de participantes

Convite: Corporate Games chega ao Brasil: lançamento na próxima terça-feira (17)

CONHEÇA AS EMPRESAS VENCEDORAS DO PRÊMIO NACIONAL DE QUALIDADE DE VIDA 2019

ABQV reconhece práticas em programas de saúde no ambiente corporativo. Avon Cosméticos, Enel Brasil e Fundação Copel foram as organizações mais pontuadas dentro de cada categoria.

Conheça as Empresas Vencedoras do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida 2019

ABQV reconhece práticas em programas de saúde no ambiente corporativo. Avon Cosméticos, Enel Brasil e Fundação Copel foram as organizações mais pontuadas dentro de cada categoria.

Conheça as Empresas Vencedoras do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida 2019

ABQV reconhece práticas em programas de saúde no ambiente corporativo. Avon Cosméticos, Enel Brasil e Fundação Copel foram as organizações mais pontuadas dentro de cada categoria.

Prêmio Nacional de Qualidade de Vida 2019 divulga finalistas

Conheça as empresas finalistas do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida 2019

Empresas são reconhecidas por promoverem boas práticas em programas de saúde e bem-estar

Saúde Mental foi Tema do Encontro ABQV

Especialistas discutiram sobre o atual cenário do Brasil e novas formas de promover o bem-estar dos trabalhadores.

Seminário mulheres na liderança

Osteoporose é discutida em Audiência Pública em Brasília (DF)

Comissão dos direitos da Pessoa Idosa reuniu entidades de classe, médicos e líderes. Cenário social da doença óssea no Brasil impulsiona o movimento da Coalizão. Até 2029, especialistas preveem um aumento de 63% no número de fraturas.

Osteoporose será tema de audiência pública na quinta

O cenário da Osteoporose no Brasil

Interconexões que promovem a Qualidade de Vida nas Organizações

Encontro mensal de outubro da ABQV debateu sobre os diversos fatores que se complementam para promover o bem-estar e a saúde dos trabalhadores.

Encontro Mensal de outubro: A rede de interconexões com Qualidade de Vida nas Organizações é noticiado no site SB24 horas

22ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes, de Prevenção das Complicações, Detecção, Orientação e Educação