;

Notícias de Imprensa

Saúde Mental foi Tema do Encontro ABQV

Rosangela Andrade - 08/11/2019

São Paulo (SP).  A ABQV, iniciou as atividades do mês de novembro com um assunto de grande importância para as organizações empresariais. Durante o Encontro Mensal “Saúde Mental: Novas Possibilidades para o Equilíbrio Emocional nas Empresas”, que aconteceu na terça-feira (5), no auditório do Hospital Santa Catarina, foram analisados dados referentes ao aumento dos diversos tipos de transtornos mentais no ambiente de trabalho. 

De acordo com o estudo da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), o Brasil é o país que apresenta as maiores taxas do continente americano de incapacidades causadas por depressão (9,3%) e ansiedade (7,5%).  

Sâmia Simurro, vice-presidente da ABQV, explica que a produtividade do trabalhador é comprometida quanto há problemas de ordem mental e emocional. “Tanto o desenvolvimento das pessoas como das empresas está em questão. Precisamos promover, por meio de novas ferramentas e oportunidades, soluções para o enfrentamento do problema”.

O cronograma do Encontro Mensal foi elaborado com palestras e debate, moderado pelo médico e diretor científico da ABQV, Dr. Eduardo Bahia Santiago. O público presente no evento e os internautas tiveram a oportunidade de assistir as apresentações de especialistas do setor, que exibiram estudos, casos, projetos e resultados positivos dos programas de qualidade vida.

A primeira temática “EmpreenDown” ficou a cargo de Camila Reis e Bia Reis, as empreendedoras mostraram novas perspectivas e oportunidades, que já estão sendo praticadas, e podem ser exploradas para ampliar a inclusão de pessoas com síndrome de Down no mercado de trabalho. 

Inovações incorporadas aos processos de diagnóstico, avaliação e acompanhamento de pacientes foram abordadas na palestra “A Tecnologia como ferramenta para Promoção da Saúde Mental”, ministrada pela psicóloga e coach de saúde e bem-estar, Sharon Feder.  Os “Novos Caminhos da Psicoterapia”, foi o assunto apresentado pela psicóloga e diretora da MentalMap, Heceissa Barreto. A especialista mostrou estudos científicos que comprovam a eficácia da terapia on-line, inclusive com resultados melhores do que submetidos a terapia presencial.  

“A tecnologia facilita o acesso aos cuidados em saúde mental. A psicologia on-line leva benefícios tanto para pessoas que tem dificuldade de encontrar um profissional na sua localidade, como para os que moram nos grandes centros e tem o desafio da locomoção”, disse.  

A palestra “Equilíbrio Emocional nas Empresas através de Programas Corporativos de Meditação e Mindfulness”, foram apresentados por Wagner Lima, sócio-fundador da MindSelf e Thiago José Alves, gestor de remuneração e benefícios do Banco Votorantim.  

O Encontro Mensal ABQV foi transmitido ao vivo pela internet para todo o território nacional.  As inscrições para os eventos da ABQV podem ser realizadas direto no site da Associação, no link http://www.abqv.org.br/eventos-abqv

Sobre a ABQV – Fundada em 1995, a ABQV – Associação Brasileira de Qualidade de Vida, é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular ações e programas de qualidade de vida em ambientes corporativos, bem como desenvolver parcerias e convênios com importantes entidades da sociedade brasileira. Tem como foco desenvolver e integrar profissionais para atuação em Qualidade de Vida e influenciar processos de transformação organizacionais e sociais. Para atingir tal meta, oferece subsídios atualizados e relevantes a profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos na área, e atuar como multiplicadores de uma rotina que alie harmoniosamente trabalho e bem-estar. Atua em âmbito nacional e possui empresas associadas em todo o Brasil. 

A ABQV é parceira do Global Healthy Workplace Awards (GHWA), premiação internacional que reúne os principais líderes em saúde e bem-estar do mundo, idealizada com o objetivo de reconhecer os programas de promoção da saúde no ambiente de trabalho que se destacam globalmente, que também estejam de acordo com o Modelo de Ambiente de Trabalho Saudável estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  www.abqv.org.br

Mais informações à Imprensa: 

Contato: Rosangela Andrade 

E-mail: imprensa@assessoriandrade.com; assessoria.andrade@ymail.com 

Cel.: (11) 9.9914-6556 

Site: assessoriandrade.com/

 


 

Últimas

Conheça as Empresas Vencedoras do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida 2019

ABQV reconhece práticas em programas de saúde no ambiente corporativo. Avon Cosméticos, Enel Brasil e Fundação Copel foram as organizações mais pontuadas dentro de cada categoria.

Prêmio Nacional de Qualidade de Vida 2019 divulga finalistas

Conheça as empresas finalistas do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida 2019

Empresas são reconhecidas por promoverem boas práticas em programas de saúde e bem-estar

Seminário mulheres na liderança

Osteoporose é discutida em Audiência Pública em Brasília (DF)

Comissão dos direitos da Pessoa Idosa reuniu entidades de classe, médicos e líderes. Cenário social da doença óssea no Brasil impulsiona o movimento da Coalizão. Até 2029, especialistas preveem um aumento de 63% no número de fraturas.

Osteoporose será tema de audiência pública na quinta

O cenário da Osteoporose no Brasil

Interconexões que promovem a Qualidade de Vida nas Organizações

Encontro mensal de outubro da ABQV debateu sobre os diversos fatores que se complementam para promover o bem-estar e a saúde dos trabalhadores.

Encontro Mensal de outubro: A rede de interconexões com Qualidade de Vida nas Organizações é noticiado no site SB24 horas

22ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes, de Prevenção das Complicações, Detecção, Orientação e Educação

Entidades de Classe se reúnem para debater sobre a Osteoporose no Brasil

Custo anual da osteoporose no Brasil é de R$ 1,2 bilhão. Coalizão tem o objetivo de contribuir para melhorar o diagnóstico e tratamento da doença

Reunião da Residência Médica em Medicina do Trabalho

Encontro ABQV fala dos desafios de manter um Programa de Qualidade de Vida

Prioridades e estratégias foram debatidas por especialistas do setor.

O Trabalhador: protagonista ou coadjuvante de sua vida?

No 7º encontro mensal da ABQV palestrantes abordaram temas sobre longevidade, diversidade e saúde mental.

#SemanaMOVE Por uma América Latina mais ativa!

II Seminário Internacional SESI de Saúde Suplementar

O desejo de qualidade de vida é uma força capaz de mudar o mundo

Congresso ABPRH de Gestão de Talentos

ANS promove a 3ª edição do “Diálogo de Saúde Suplementar” na Bahia