;

Notícias de Imprensa

Entidades de Classe se reúnem para debater sobre a Osteoporose no Brasil

Rosangela Andrade - 17/09/2019

 Entidades de Classe se reúnem para debater sobre a Osteoporose no Brasil 

Custo anual da osteoporose no Brasil é de R$ 1,2 bilhão.

Coalizão tem o objetivo de contribuir para melhorar o diagnóstico e tratamento da doença.

 

São Paulo (SP).   A ABQV – Associação Brasileira de Qualidade de Vida reuniu, na última sexta-feira (13), na Capital Paulista, líderes empresariais, gestores, médicos e representantes de entidades de classe da sociedade civil, para discutir o tema da osteoporose e seus impactos crescentes para a população brasileira.

No encontro foram apresentados temas ligados a saúde pública. De acordo com dados do Banco Mundial 13 a 20% da população da América Latina tem mais de 50 anos de idade e até 2050, estima-se que esta proporção aumente de 28 a 40%. O estudo The Burden of Osteoporosis aponta que o custo anual da osteoporose no Brasil é de R$ 1,2 bilhão. 

A coalizão sobre a osteoporose no Brasil tem o foco de contribuir para a formulação tanto de políticas como linhas de cuidado baseadas em evidencias cientificas, para melhorar o diagnóstico e o tratamento da osteoporose no país. Os participantes ressaltaram ainda a importância de desenvolver programas nacionais de conscientização, incluindo a realização de campanhas e medidas preventivas de estilo de vida.

“A qualidade de vida do idoso é de interesse público, pois a expectativa de vida no nosso país aumentou. As pessoas estão vivendo mais, porém precisam viver com melhores condições de saúde e bem-estar. Começamos a construir uma rede para influenciar de maneira positiva a questão da promoção da saúde no país”, declarou Sâmia Simurro, vice-presidente da ABQV.

Outros benefícios pontuados pelos especialistas em se realizar os programas de prevenção estão relacionados à redução das dores crônicas, deformidades, incapacidade e risco de morte.  O FLS – Fracture Liaison Service, protocolo internacional que trabalha a prevenção da segunda fratura, também foi ressaltado na reunião, por desempenhar um papel importante para a recuperação dos pacientes.

Homens e mulheres sofrem a perda de massa óssea com o passar dos anos. Principalmente as mulheres com as mudanças hormonais da menopausa. A osteoporose leva a fragilidade óssea e a um risco de aumento de fraturas. Tanto a prevenção primária como secundária é fundamental para a eficácia do tratamento, só assim conseguiremos reduzir este índice e ajudar as pessoas a terem melhor qualidade de vida. Mundialmente, milhões de pacientes com fraturas estão à mercê de graves riscos de sofrer novas fraturas. O FLS espera estreitar essa lacuna e tornar a prevenção secundária de fraturas uma realidade” destacou o ortopedista Dr. Luiz Fernando Tikle Vieira.

“Além de comprometer a capacidade produtiva e autonomia, a osteoporose traz impactos para o sistema de saúde, que inclui custos hospitalares, com medicamentos e reabilitação do paciente, além de maior mortalidade. Temos condições de mudar este quadro que interfere na produtividade e na vida da população brasileira”, pontou o Dr. Sérgio Setsuo Maeda, médico e presidente da SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Regional São Paulo).

O encontro contou com o apoio da Amgen e participação dos representantes da ABRASSO – Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo; ABOOM – Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo; SBR – Sociedade Brasileira de Reumatologia; FEBRASGO – Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia; SBEM – Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Regional São Paulo; SESC-SP e Osteoporose Brasil.

Sobre a ABQV – Fundada em 1995, a ABQV – Associação Brasileira de Qualidade de Vida, é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular ações e programas de qualidade de vida em ambientes corporativos, bem como desenvolver parcerias e convênios com importantes entidades da sociedade brasileira. Tem como foco desenvolver e integrar profissionais para atuação em Qualidade de Vida e influenciar processos de transformação organizacionais e sociais. Para atingir tal meta, oferece subsídios atualizados e relevantes a profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos na área, e atuar como multiplicadores de uma rotina que alie harmoniosamente trabalho e bem-estar. Atua em âmbito nacional e possui empresas associadas em todo o Brasil. 

A ABQV é parceira do Global Healthy Workplace Awards (GHWA), premiação internacional que reúne os principais líderes em saúde e bem-estar do mundo, idealizada com o objetivo de reconhecer os programas de promoção da saúde no ambiente de trabalho que se destacam globalmente, que também estejam de acordo com o Modelo de Ambiente de Trabalho Saudável estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  www.abqv.org.br

Mais informações à Imprensa: 

Contato: Rosangela Andrade 

E-mail: imprensa@assessoriandrade.com

Cel.: (11) 9.9914-6556 

Site: assessoriandrade.com/

 



Últimas

Conheça as Empresas Vencedoras do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida 2019

ABQV reconhece práticas em programas de saúde no ambiente corporativo. Avon Cosméticos, Enel Brasil e Fundação Copel foram as organizações mais pontuadas dentro de cada categoria.

Prêmio Nacional de Qualidade de Vida 2019 divulga finalistas

Conheça as empresas finalistas do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida 2019

Empresas são reconhecidas por promoverem boas práticas em programas de saúde e bem-estar

Saúde Mental foi Tema do Encontro ABQV

Especialistas discutiram sobre o atual cenário do Brasil e novas formas de promover o bem-estar dos trabalhadores.

Seminário mulheres na liderança

Osteoporose é discutida em Audiência Pública em Brasília (DF)

Comissão dos direitos da Pessoa Idosa reuniu entidades de classe, médicos e líderes. Cenário social da doença óssea no Brasil impulsiona o movimento da Coalizão. Até 2029, especialistas preveem um aumento de 63% no número de fraturas.

Osteoporose será tema de audiência pública na quinta

O cenário da Osteoporose no Brasil

Interconexões que promovem a Qualidade de Vida nas Organizações

Encontro mensal de outubro da ABQV debateu sobre os diversos fatores que se complementam para promover o bem-estar e a saúde dos trabalhadores.

Encontro Mensal de outubro: A rede de interconexões com Qualidade de Vida nas Organizações é noticiado no site SB24 horas

22ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes, de Prevenção das Complicações, Detecção, Orientação e Educação

Reunião da Residência Médica em Medicina do Trabalho

Encontro ABQV fala dos desafios de manter um Programa de Qualidade de Vida

Prioridades e estratégias foram debatidas por especialistas do setor.

O Trabalhador: protagonista ou coadjuvante de sua vida?

No 7º encontro mensal da ABQV palestrantes abordaram temas sobre longevidade, diversidade e saúde mental.

#SemanaMOVE Por uma América Latina mais ativa!

II Seminário Internacional SESI de Saúde Suplementar

O desejo de qualidade de vida é uma força capaz de mudar o mundo

Congresso ABPRH de Gestão de Talentos

ANS promove a 3ª edição do “Diálogo de Saúde Suplementar” na Bahia