Rosangela Andrade - 26/08/2019
São Paulo (SP). A importância do trabalho, da produtividade e da saúde foram questões levantadas durante o 7º encontro Mensal da ABQV, importante e tradicional evento do setor, que reúne gestores e profissionais que atuam na área que qualidade de vida e recursos humanos nas organizações corporativas.
O evento, que aconteceu no auditório do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo (SP), contou com transmissão ao vivo pela internet. Sâmia Simurro, vice-presidente da ABQV, realizou a abertura do Encontro Mensal, apresentou o calendário dos próximos eventos e as atividades da Associação. “Estamos com novos projetos para aprimorar nosso trabalho de apoio ao setor. Acreditamos que os processos de qualidade de vida são fundamentais para o progresso das empresas”, declarou.
A palestra “O Valor de ser Produtivo”, ministrada pelo Prof. Dr. Joel Dutra, Professor Livre-Docente, da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP), fez uma reflexão sobre as novas necessidades do mercado de trabalho.
“Para trabalhar esta temática e estimular o protagonismo das pessoas em relação ao seu desenvolvimento, primeiramente quero trazer uma visão da próxima década e dos desafios que vamos enfrentar. Estimamos que cada vez mais as pessoas irão se aposentar formalmente, mas não irão sair do mercado de trabalho. É provável que, na década de 20, iremos perceber uma diversidade etária relevante no mercado de trabalho”, declarou o Prof. Dr. Joel Dutra.
Maria José de Mula Cury, sócia da PwC Auditores Independentes, apresentou o tema “A Importância do Trabalho na Vida”, com destaque para os direitos de igualdade e liberdade das mulheres na construção de suas carreiras. “Se a nossa sociedade é diversa, o ambiente de trabalho precisa ser diverso e inclusivo. Percebemos que o caminho pela igualdade de oportunidades ainda é longo. É um ponto importante de reflexão que devemos fazer e muitas empresas já estão atentas a isso”, destacou.
A Psicóloga do Trabalho do Instituto de Psiquiatria (IPQ) do Hospital das Clínicas da FMUSP, Miryam Maziero, falou sobre os “Impactos do Trabalho sobre a Saúde”. A palestra trouxe um olhar para a organização do trabalho e as diversas questões que envolvem a saúde mental do colaborador. “Hoje a depressão é a doença mais frequente em termos de afastamento. Quando a subjetividade do trabalhador não é considerada nas relações de trabalho o sofrimento pode se transformar em adoecimento. Tenho visto programas de qualidade de vida que são focados somente no indivíduo, porém, há situações de trabalho que precisam ser olhadas e modificadas, do contrário você ajuda a pessoa, mas ela volta para um ambiente adoecedor”, explicou Miryam.
Após as apresentações os palestrantes participaram de um debate liderado por Celso Domene, Conselheiro da ABQV e Professor de Medicina Legal na Acadepol - Polícia Civil, que contou com a participação tanto do público presente como dos internautas.
As inscrições para os próximos eventos da ABQV podem ser realizadas direto no site da Associação, no link: www.abqv.org.br/eventos-abqv.
Sobre a ABQV – Fundada em 1995, a ABQV –
Associação Brasileira de Qualidade de Vida, é uma organização sem fins
lucrativos, que tem como objetivo estimular ações e programas de qualidade de
vida em ambientes corporativos, bem como desenvolver parcerias e convênios com
importantes entidades da sociedade brasileira. Tem como foco desenvolver e
integrar profissionais para atuação em Qualidade de Vida e influenciar
processos de transformação organizacionais e sociais. Para atingir tal meta,
oferece subsídios atualizados e relevantes a profissionais que desejam ampliar
seus conhecimentos na área, e atuar como multiplicadores de uma rotina que alie
harmoniosamente trabalho e bem-estar. Atua em âmbito nacional e possui empresas
associadas em todo o Brasil.
A ABQV é parceira do Global Healthy Workplace Awards (GHWA),
premiação internacional que reúne os principais líderes em saúde e bem-estar do
mundo, idealizada com o objetivo de reconhecer os programas de promoção da
saúde no ambiente de trabalho que se destacam globalmente, que também estejam
de acordo com o Modelo de Ambiente de Trabalho Saudável estabelecido pela
Organização Mundial da Saúde (OMS). www.abqv.org.br
Mais informações à
Imprensa:
Rosangela Andrade
imprensa@assessoriandrade.com;
assessoria.andrade@ymail.com
(11) 9.9914-6556
ABQV reconhece práticas em programas de saúde no ambiente corporativo. Avon Cosméticos, Enel Brasil e Fundação Copel foram as organizações mais pontuadas dentro de cada categoria.
Empresas são reconhecidas por promoverem boas práticas em programas de saúde e bem-estar
Especialistas discutiram sobre o atual cenário do Brasil e novas formas de promover o bem-estar dos trabalhadores.
Comissão dos direitos da Pessoa Idosa reuniu entidades de classe, médicos e líderes. Cenário social da doença óssea no Brasil impulsiona o movimento da Coalizão. Até 2029, especialistas preveem um aumento de 63% no número de fraturas.
Encontro mensal de outubro da ABQV debateu sobre os diversos fatores que se complementam para promover o bem-estar e a saúde dos trabalhadores.
Custo anual da osteoporose no Brasil é de R$ 1,2 bilhão. Coalizão tem o objetivo de contribuir para melhorar o diagnóstico e tratamento da doença
Prioridades e estratégias foram debatidas por especialistas do setor.