;

Notícias de Imprensa

O Trabalhador: protagonista ou coadjuvante de sua vida?

Rosangela Andrade - 26/08/2019

São Paulo (SP).  A importância do trabalho, da produtividade e da saúde foram questões levantadas durante o 7º encontro Mensal da ABQV, importante e tradicional evento do setor, que reúne gestores e profissionais que atuam na área que qualidade de vida e recursos humanos nas organizações corporativas.

O evento, que aconteceu no auditório do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo (SP), contou com transmissão ao vivo pela internet. Sâmia Simurro, vice-presidente da ABQV, realizou a abertura do Encontro Mensal, apresentou o calendário dos próximos eventos e as atividades da Associação. “Estamos com novos projetos para aprimorar nosso trabalho de apoio ao setor. Acreditamos que os processos de qualidade de vida são fundamentais para o progresso das empresas”, declarou. 

A palestra “O Valor de ser Produtivo”, ministrada pelo Prof. Dr. Joel Dutra, Professor Livre-Docente, da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP), fez uma reflexão sobre as novas necessidades do mercado de trabalho. 

“Para trabalhar esta temática e estimular o protagonismo das pessoas em relação ao seu desenvolvimento, primeiramente quero trazer uma visão da próxima década e dos desafios que vamos enfrentar. Estimamos que cada vez mais as pessoas irão se aposentar formalmente, mas não irão sair do mercado de trabalho. É provável que, na década de 20, iremos perceber uma diversidade etária relevante no mercado de trabalho”, declarou o Prof. Dr. Joel Dutra.

Maria José de Mula Cury, sócia da PwC Auditores Independentes, apresentou o tema “A Importância do Trabalho na Vida”, com destaque para os direitos de igualdade e liberdade das mulheres na construção de suas carreiras. “Se a nossa sociedade é diversa, o ambiente de trabalho precisa ser diverso e inclusivo. Percebemos que o caminho pela igualdade de oportunidades ainda é longo. É um ponto importante de reflexão que devemos fazer e muitas empresas já estão atentas a isso”, destacou.

A Psicóloga do Trabalho do Instituto de Psiquiatria (IPQ) do Hospital das Clínicas da FMUSP, Miryam Maziero, falou sobre os “Impactos do Trabalho sobre a Saúde”. A palestra trouxe um olhar para a organização do trabalho e as diversas questões que envolvem a saúde mental do colaborador.  “Hoje a depressão é a doença mais frequente em termos de afastamento. Quando a subjetividade do trabalhador não é considerada nas relações de trabalho o sofrimento pode se transformar em adoecimento.  Tenho visto programas de qualidade de vida que são focados somente no indivíduo, porém, há situações de trabalho que precisam ser olhadas e modificadas, do contrário você ajuda a pessoa, mas ela volta para um ambiente adoecedor”, explicou Miryam.

Após as apresentações os palestrantes participaram de um debate liderado por Celso Domene, Conselheiro da ABQV e Professor de Medicina Legal na Acadepol - Polícia Civil, que contou com a participação tanto do público presente como dos internautas. 

As inscrições para os próximos eventos da ABQV podem ser realizadas direto no site da Associação, no link: www.abqv.org.br/eventos-abqv.

Sobre a ABQV – Fundada em 1995, a ABQV – Associação Brasileira de Qualidade de Vida, é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular ações e programas de qualidade de vida em ambientes corporativos, bem como desenvolver parcerias e convênios com importantes entidades da sociedade brasileira. Tem como foco desenvolver e integrar profissionais para atuação em Qualidade de Vida e influenciar processos de transformação organizacionais e sociais. Para atingir tal meta, oferece subsídios atualizados e relevantes a profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos na área, e atuar como multiplicadores de uma rotina que alie harmoniosamente trabalho e bem-estar. Atua em âmbito nacional e possui empresas associadas em todo o Brasil.

A ABQV é parceira do Global Healthy Workplace Awards (GHWA), premiação internacional que reúne os principais líderes em saúde e bem-estar do mundo, idealizada com o objetivo de reconhecer os programas de promoção da saúde no ambiente de trabalho que se destacam globalmente, que também estejam de acordo com o Modelo de Ambiente de Trabalho Saudável estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  www.abqv.org.br

Mais informações à Imprensa:

Rosangela Andrade

imprensa@assessoriandrade.com; assessoria.andrade@ymail.com

(11) 9.9914-6556

assessoriandrade.com/

Últimas

Conheça as Empresas Vencedoras do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida 2019

ABQV reconhece práticas em programas de saúde no ambiente corporativo. Avon Cosméticos, Enel Brasil e Fundação Copel foram as organizações mais pontuadas dentro de cada categoria.

Prêmio Nacional de Qualidade de Vida 2019 divulga finalistas

Conheça as empresas finalistas do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida 2019

Empresas são reconhecidas por promoverem boas práticas em programas de saúde e bem-estar

Saúde Mental foi Tema do Encontro ABQV

Especialistas discutiram sobre o atual cenário do Brasil e novas formas de promover o bem-estar dos trabalhadores.

Seminário mulheres na liderança

Osteoporose é discutida em Audiência Pública em Brasília (DF)

Comissão dos direitos da Pessoa Idosa reuniu entidades de classe, médicos e líderes. Cenário social da doença óssea no Brasil impulsiona o movimento da Coalizão. Até 2029, especialistas preveem um aumento de 63% no número de fraturas.

Osteoporose será tema de audiência pública na quinta

O cenário da Osteoporose no Brasil

Interconexões que promovem a Qualidade de Vida nas Organizações

Encontro mensal de outubro da ABQV debateu sobre os diversos fatores que se complementam para promover o bem-estar e a saúde dos trabalhadores.

Encontro Mensal de outubro: A rede de interconexões com Qualidade de Vida nas Organizações é noticiado no site SB24 horas

22ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes, de Prevenção das Complicações, Detecção, Orientação e Educação

Entidades de Classe se reúnem para debater sobre a Osteoporose no Brasil

Custo anual da osteoporose no Brasil é de R$ 1,2 bilhão. Coalizão tem o objetivo de contribuir para melhorar o diagnóstico e tratamento da doença

Reunião da Residência Médica em Medicina do Trabalho

Encontro ABQV fala dos desafios de manter um Programa de Qualidade de Vida

Prioridades e estratégias foram debatidas por especialistas do setor.

#SemanaMOVE Por uma América Latina mais ativa!

II Seminário Internacional SESI de Saúde Suplementar

O desejo de qualidade de vida é uma força capaz de mudar o mundo

Congresso ABPRH de Gestão de Talentos

ANS promove a 3ª edição do “Diálogo de Saúde Suplementar” na Bahia